Avançar para o conteúdo principal

Desafio interessante para os alunos do ensino Secundário

Ensino Secundário: competências digitais e de literacia da informação. 

"O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, e consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. Dirigido à comunidade escolar do ensino secundário, visa o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação

Nesta edição, realizada em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o torneio em forma de quiz, com recurso ao software pedagógico Kahoot, é alargado a nível nacional.

São destinatárias todas as Bibliotecas Escolares integradas na RBE, através da participação de alunos do ensino secundário. Os conteúdos aos quais os participantes devem responder incidem sobre cultura geral, literacia digital, língua portuguesa e capitais europeias de cultura, em linha com a candidatura de Oeiras para 2027.  

Os três vencedores vão receber os seguintes prémios: 1.º voucher FNAC 500 euros; 2.º voucher FNAC 250 euros; 3.º voucher FNAC 100 euros. As Bibliotecas Escolares receberão também: 1.º voucher FNAC 300 euros; 2.º voucher FNAC 200 euros; 3.º voucher de 100 euros. Serão, ainda, oferecidos três vouchers Kobo aos Professores Bibliotecários.

As inscrições decorrem até 19 de março de 2021 em formulário próprio, disponível aqui

Consulte aqui as Normas de participação e o Cartaz. "

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vencedores do Concurso Literário e de Ilustração Álvaro Feijó 2021

Estes são os resultados do Concurso Álvaro Feijó'21. Alguns dos nossos alunos foram premiados! Parabéns a todos os alunos que participaram e aos vencedores de cada categoria, em particular. Obs.: Atendendo ao contexto pandémico que se vive, os prémios serão entregues em local e hora a designar pela equipa da BE da ESL.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2021

  Decorreu ao longo do mês de outubro a celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar com o tema "Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo." Ao longo do mês, os alunos foram convidados a fazer uma recriação artística a partir de algumas obras sugeridas. Assim, resultaram trabalhos muito interessantes: - desenhos e pinturas das crianças do JI de Campo, a partir do conto "O Rei dos Sapos ou Henrique de Ferro" dos Irmãos Grimm; - dramatização do conto "O Flautista de Hamelin" de Robert Browning, nas bibliotecas de Lagoas, de Lodares e de Nespereira; participaram todos os alunos destas EB1(JI+1ºciclo); -leitura de diferentes contos em todas as turmas do 1ºciclo em contexto de sala de aula; - leitura em voz alta e dramatização de contos por parte dos alunos do 5º ano; - trabalhos tridimensionais dos alunos do 5º e 6ºano; - um espetáculo musical baseado num conto tradicional e apresentado pelos alunos da Educação Especial; Na semana de 25 a ...

25 de Abril - Dia da Liberdade

Para comemorar a revolução do 25 de Abril - o dia da Liberdade, publico esta atividade interativa. É um jogo de fuga digital (Escape Room). https://view.genial.ly/608307edbff4780d30656959/interactive-content-25-de-abril-escape-room