Avançar para o conteúdo principal

Boas vindas - Ano Letivo 2019-2020

A Biblioteca Escolar deseja a todos um excelente Ano Letivo 2019-2020

Convite para ler um belo poema de José Carlos Ary dos Santos

APRENDER A ESTUDAR

Estudar é muito importante, mas pode-se estudar de várias maneiras…
Muitas vezes estudar não é só aprender o que vem nos livros.
Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas.
É também aprender a ser livres, sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante, às vezes, urgente.
Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer, aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:
aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio.
Não merecer um castigo é estudar.
Estar contente consigo é estudar.
Aprender a terra, aprender o trigo e ter um amigo também é estudar.
Estudar também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado sem ninguém nos ditar; e se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar.
É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar, pois, na escola da vida, primeiro está saber estudar.
Contar todas as papoilas de um trigal é a mais linda conta que se pode fazer.
Dizer apenas música, quando se ouve um pássaro, pode ser a mais bela redacção do mundo…
Estudar é muito, mas pensar é tudo!

                        Poema de José Carlos Ary dos Santos (1937-1984)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vencedores do Concurso Literário e de Ilustração Álvaro Feijó 2021

Estes são os resultados do Concurso Álvaro Feijó'21. Alguns dos nossos alunos foram premiados! Parabéns a todos os alunos que participaram e aos vencedores de cada categoria, em particular. Obs.: Atendendo ao contexto pandémico que se vive, os prémios serão entregues em local e hora a designar pela equipa da BE da ESL.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2021

  Decorreu ao longo do mês de outubro a celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar com o tema "Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo." Ao longo do mês, os alunos foram convidados a fazer uma recriação artística a partir de algumas obras sugeridas. Assim, resultaram trabalhos muito interessantes: - desenhos e pinturas das crianças do JI de Campo, a partir do conto "O Rei dos Sapos ou Henrique de Ferro" dos Irmãos Grimm; - dramatização do conto "O Flautista de Hamelin" de Robert Browning, nas bibliotecas de Lagoas, de Lodares e de Nespereira; participaram todos os alunos destas EB1(JI+1ºciclo); -leitura de diferentes contos em todas as turmas do 1ºciclo em contexto de sala de aula; - leitura em voz alta e dramatização de contos por parte dos alunos do 5º ano; - trabalhos tridimensionais dos alunos do 5º e 6ºano; - um espetáculo musical baseado num conto tradicional e apresentado pelos alunos da Educação Especial; Na semana de 25 a ...

25 de Abril - Dia da Liberdade

Para comemorar a revolução do 25 de Abril - o dia da Liberdade, publico esta atividade interativa. É um jogo de fuga digital (Escape Room). https://view.genial.ly/608307edbff4780d30656959/interactive-content-25-de-abril-escape-room